quinta-feira, 1 de maio de 2008

Projeto que vale a pena resgatar...

“RECEITAS QUE NO CONTEXTO VIRAM TEXTO”


Justificativa

O cotidiano dos alunos tem sido especialmente motivador para a aprendizagem, pois permite concretizar os conteúdos, organizando-os em atividades de ensino, nas quais o aluno tem a oportunidade de fazer descobertas, experimentações, de ensinar aquilo que já sabe para outro e de elaborar, a partir disso, outros conhecimentos e outras formas de conhecer.
Cozinhar é uma das atividades cotidianas, que a cada dia se torna mais freqüente entre os adolescentes, pois as mudanças sociais e econômicas têm afastado as mulheres dessa tarefa. Assim, os filhos mais velhos, meninas ou meninos, cuidam dos menores, assumindo tarefas nas quais se inclui o preparo dos alimentos.
Reconhecer essa realidade é o primeiro passo para incluí-la no currículo escolar, promovendo o interesse pela leitura de um tipo de texto que, a priori não faz parte do universo adolescente. Por outro lado, o envolvimento com a leitura de receitas e com o ato de cozinhar mobiliza outros conteúdos que são necessários para cumprir com sucesso a tarefa de preparar um prato ou uma refeição.

Objetivos

A proposta do projeto foi transformar o contexto dos alunos em atividades de ensino, através das quais eles pudessem desenvolver algumas habilidades relativas à alimentação e ao preparo de alimentos, além de desenvolverem uma consciência crítica sobre a escolha do que comprar e onde comprar, pois cada vez mais eles participam dessas decisões.
Assim, foram colocados os seguintes objetivos:
1- Construir e utilizar o texto instrucional;
2- Desenvolver e aplicar métodos de pesquisa e cálculo de custo;
3- Conhecer e avaliar os tipos de vitaminas encontradas nos alimentos que consumimos, ler e interpretar tabelas de valores nutricionais dos produtos industrializados.
4- Trabalhar em grupos, experimentar e resolver problemas.

Conteúdos:

- Texto instrucional
- Modo verbal imperativo
- A curiosa cultura presente na forma de preparar os alimentos e nos utensílios que utilizamos na cozinha
- Proporção (pesos e medidas) e cálculo de porcentagem
- Valor nutricional dos ingredientes utilizados nas receitas

Metodologia

O primeiro momento foi o de colocar o aluno em contato com o texto instrucional e sua utilização para diferentes finalidades. Após essa experiência, os alunos foram convidados a trazer para a sala de aula os seus exemplos, incluindo o texto instrucional presente nas receitas culinárias.
Em seguida à apresentação desse conteúdo, cada turma de sexta série participante do projeto escolheu um tipo de alimento para praticar a culinária: sucos, lanches e doces. Divididos em grupos, os alunos escolheram suas receitas e trabalharam na pesquisa de preços e dos valores nutricionais dos ingredientes nelas constantes.
Em seguida, os professores, auxiliados pelas funcionárias, organizaram a parte prática: a ida para a cozinha. As equipes se alternaram no uso do fogão e da geladeira, das panelas e do liquidificador e de outros utensílios que foram trazidos de casa ou emprestados da escola.
Antes da degustação, cada grupo foi chamado a apresentar sua receita - o texto instrucional - , acrescentando informações sobre os custos e o valor nutriocional.
Por último, o momento da degustação, que foi preparado com muito capricho e até mesmo requinte. Uma “festa de Babete”!

Avaliação

Para avaliar os conteúdos propostos, os alunos foram observados durante todo o processo, focalizando, além dos conteúdos conceituais que eles deveriam assimilar, os conteúdos procedimentais e atitudinais, demonstrados no trabalho em grupo e na atividade prática. Os instrumentos utilizados para a verificação da aprendizagem foram a apresentação das receitas em forma de texto instrucional e degustação (atividade prática), os trabalhos de pesquisa de preços e valores nutricionais de cada receita.
Os resultados foram bastante satisfatórios, não só na área específica – Língua Portuguesa – como também para Ciências e Matemática que trabalharam de forma integrada nesse projeto.
Considerando o grande interesse, participação e aprendizagens significativas que foram constatadas durante o desenvolvimento das atividades, o projeto continuará como parte do currículo. Será necessário um ajuste no tempo para a atividade prática, que precisou contar com a colaboração de outros professores para se realizar.

Nenhum comentário: